O Delta do Rio Parnaíba


Localizado a nordeste do Estado na divisa do Maranhão com o Piauí, abrange toda a região sob influência do Rio Parnaíba, que tem 70% da sua área no Maranhão. Tutóia, Paulino Neves e Araioses são os principais municípios. Deste último partem excursões turísticas para o Delta.
 
Atrativos
 
O Delta do Rio Parnaíba é o terceiro maior delta oceânico do mundo. Raro fenômeno da natureza que ocorre também no rio Nilo, na África, e Mekong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico. Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos em lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece. 
Um passeio Inesquecível!
 
Em Tutóia:
* Praias do Arpoador e Namorados. 
* Lagoas da Taboa, Jacaré, da Areia e Lagoinha. 
* Artesanato em palha, couro, coco, chifre, linha e conchas.
 
Em Araioses: 
* Praias do Farol, do Caju, dos Guarás e dos Poldros. 
* Ilhas do Caju, dos Poldros, do Carrapato, Carnaubeiras e Canárias. 
* Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XIX. 
* Cemitério indígenas Arayos, no povoado de Aldeia, a 20 quilômetros da sede. 
* Artesanato de palha de carnaúba (chapéus, tapetes, abanos), madeira, cerâmica, ferro e tecido.
 
 
Como chegar
 De São Luís segue-se com destino a Araioses de ônibus ou carro próprio  pelas  BR 135, BR 222 e pela MA 034. Os barcos para o Delta saem do porto de Carnaubeiras, em Araioses.
 
O que fazer
Visitar o maior Delta das Américas, formado pelo Rio Parnaíba e afluentes no seu caminho em direção ao oceano, é uma experiência inesquecível. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico, com dunas, manguezais, rios e dezenas de ilhas e ilhotas, algumas habitadas por pescadores. A viagem começa em Carnaubeiras, a 25 km de Araioses. Dali segue-se de barco pelas águas do Parnaíba, em trechos de rios que sugerem labirintos. Durante o passeio, é possível observar com tranqüilidade um pouco da fauna e da flora da região. No caminho algumas paradas são obrigatórias. Existem locais de dunas, lagoas e palmeiras que se confundem com oásis. Banhos de mar e lagoas são imperdíveis, e a rica biodiversidade do lugar oferecem excelentes opções para amantes do ecoturismo.