A Cidade de São Luís - MA


A ilha de São Luís abrange a capital, São Luís e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Em São Luís destaque para o Centro Histórico, que é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade e que passou por um grande programa de restauração e tem um dos conjuntos coloniais mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente nos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho.
 
 
Encontram-se aí os Palácios, Igrejas,  Museus, Conventos, Catedrais, etc., de grande valor histórico. Conta ainda com uma infra-estrutura de lojas de artesanato, cinemas, bares, restaurantes, etc. e de uma intensa vida noturna. É conhecida como a Jamaica Brasileira por ser a capital do Reggae, Cidade dos Azulejos e Ilha do Amor.
Possui muitas praias (Ponta D'areia, Calhau, Olho D'Água, Araçagy, etc.) de águas quentes durante todo o ano.
Tem uma temperatura média de 25 graus. O verão se dá nos meses de junho a dezembro e uma estação chuvosa nos demais meses. 
 
 
Como chegar
As companhias aéreas mantêm vôos diários para o Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, partindo das principais capitais do País. Vôos com escala partem de Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Por terra o principal acesso é a BR 135.
 
 
O que fazer
Há muito para se fazer em São Luís. Um bom começo pode ser um passeio pelo Centro Histórico, aliás, obrigatório. Entre ruas de pedra, praças, becos e escadarias, há muito para se ver: casarões azulejados, mirantes, portais, sacadas, igrejas, fontes e monumentos. Se o visitante prefere natureza, basta lembrar que está numa ilha, cercada de belas praias. Ponta D'Areia, Calhau, Olho D'Água, e Araçagy são algumas opções. Comer bem é outra ótima pedida na cidade de São Luís, onde se pode experimentar de quase tudo que a exótica gastronomia maranhense oferece: Arroz-de-cuxá, peixadas, caldeiradas, tortas de camarão, doces e sucos de frutas regionais e muito mais.
Para quem não dispensa festa, junho é de longe o mês mais animado na capital. Tempo de quadrilha e bumba-meu-boi, de tambor de crioula e arraial. É quando acontecem os festejos em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, onde São Luís se torna uma alegria só.
O carnaval é bem animado, contagiado por um carnaval de outrora, quase do tempo das vovós, uma volta ao passado, com seus pierrôs, dominós e fofões fantasiados por toda parte. A festa do Divino Espírito Santo, católico-o-pagã, é comemorada por quase todo o ano, com destaque para o mês de maio na cidade de Alcântara.