A Cidade de Barreirinhas


Distante 270km de São Luis, a pequena cidade de Barreirinhas é o portão de entrada para o Parque dos Lençóis Maranhenses. Situada às margens do Rio Preguiça é uma cidade pacata e de vida tranqüila. As principais atrações da cidade são as visitas de Toyota ao Parque dos Lençóis através das dunas até as lagoas (bonita, azul, peixe, lua, etc.) e de lancha (voadeira) descendo o Rio Preguiça com visita aos povoados de Alazão, Vassouras, Caburé, Atins, etc.
 
 
É nos "Lençóis", como é carinhosamente chamado o parque, que Barreirinhas tem seu maior trunfo. O espetáculo é realmente de tirar o fôlego. Até onde a vista pode alcançar, são quilômetros de dunas de areias brancas, que por instantes parecem retratar um imenso deserto seco. Mas ao se aproximar, o visitante percebe que entre elas existem piscinas naturais de água doce represada das chuvas, um convite para um banho.
 
A melhor época de visita é nos meses de junho e julho, ao final do período chuvoso, onde o clima estará mais ameno e as lagoas com bastante água represada das chuvas. Mas pode-se visitar o Parque o ano todo pois é sempre um ótimo passeio.
 
Como chegar
 
Pode-se ir de ônibus com saída diária da rodoviária de São Luís que levam até a cidade de Barreirinhas. Pode-se ir de Vans que pegam o hóspede no Albergue e saem diariamente. Pode-se também fretar aviões que fazem o percurso com sobrevôo. Na cidade de Barreirinhas deve-se fretar Toyotas que levam até os Lençóis e as lagoas e ir de lancha para visitar os povoados.