A Cidade de Alcântara



A cidade de Alcântara está localizada no continente, na costa ocidental, junto ao Golfão Maranhense. É uma cidade histórica, fundada no século XVII. Outrora próspera no período colonial está hoje praticamente em ruínas. Guarda ainda uma herança muito viva da presença africana no Maranhão. Tem bons sítios históricos, boa gastronomia e uma paisagem colonial muito interessante. No mês de maio acontece a festa do Divino Espírito Santo, o mais badalado evento profano-religioso do Estado.
 
Na cidade, em contraste, está localizada uma moderna base de lançamento de foguetes e satélites.
 
Como chegar
De barco com saída do Terminal Hidroviário da Praia Grande, diariamente às 7:00, 9:30 e 15:00hs, e retorno às 8:00 e 16:30hs. (Os horários de saídas e chegadas podem mudar com a variação da maré)
 
Quando ir
O melhor momento para visitar Alcântara é no período da festa do Divino que acontece no mês de maio, ao som das caixeiras.
 
Em todas as épocas é uma grande opção de passeio visitar a velha "Tapuitapera", nome indígena como a cidade era conhecida, e se ver de volta ao passado. Passar uma noite na cidade é também uma boa opção.